Produções do GPEADA

O projeto Interlocução entre comunidades indígenas e afro-brasileiras, a produção acadêmica da UESC e as Escolas de ensino Médio e Fundamental é uma ação de Extensão do Grupo de Pesquisa Estudos do Atlântico e da Diáspora Africana – GPEADA, da Universidade Estadual de Santa Cruz, que se propôs a criar e consolidar canais de diálogos entre comunidades indígenas e afro-brasileiras, a produção acadêmica da UESC e as Escolas de Educação Básica. Este projeto, financiado pela própria UESC, vem sendo desenvolvido desde 2008 nos municípios de Ilhéus e Itacaré.

O CICLO DE ESTUDOS HISTÓRICOS é uma atividade da Área de História do Departamento de Filosofia da Universi-dade Estadual de Santa Cruz. Este ano, 2011, está sendo organizado pelo Grupo de Pesquisa Estudos do Atlântico e da Di-áspora Africana e terá como tema “História e Diversida-de: Reflexões sobre a obra de Jorge Amado”. Em sua 22ª. edição o evento contará com a participação de con-vidados de outros estados do Brasil, dos EUA e de Moçambique.
O XXII Ciclo de Estudos Histórico pretende iniciar as comemorações do centenário de nascimento de Jorge Amado, pois entende que esta é uma oportunidade singular para divulgar e debater, em nível nacional e inter-nacional, as produções acadêmicas em torno da obra deste importante escritor brasileiro.

 Artigos de integrantes do GPEADA

A estrutura fundiária da Vila de Boipeba no final do século XVIII - Acesso pelo seguinte link: http://www.uesb.br/anpuhba/anais_eletronicos/Halysson%20G.%20Fonseca.pdf
Halysson Gomes da Fonseca
A indústria naval baiana: a contribuição da Comarca de Ilhéus na última década do século XVIII – Acesso pelo seguinte link: http://www.uesc.br/eventos/cicloshistoricos/anais/halysson_gomes_da_fonseca.pdf
Halysson Gomes da Fonseca



Luiza Nascimento dos Reis


Ronaldo Lima da Cruz

Ronaldo Lima da Cruz

Ronaldo Lima da Cruz




(Seara: Revista Virtual de Letras e Cultura) 
Flávio Gonçalves dos Santos 

Flávio Gonçalves dos Santos



(Seara: Revista Virtual de Letras e Cultura) 
Laila Brichta