Projetos de Pesquisa

ILHÉUS E O ATLANTICO: PORTOS, NEGÓCIOS E CIDADES - 1914/1977
Os portos atuam como instrumentos que, em certa medida, definem as funções das cidades, influenciam nas estruturas urbanas e criam espaços específicos para o embarque, desembarque, armazenamento das mercadorias e, por onde, circulam de pessoas e de idéias. Agregam, também no seu entorno, espaços que se definem pelos expressivos investimentos no setor de hotelaria, de entretenimento, e de atividades comerciais e financeiras.
Assim, nesta pesquisa se analisará as relações dos portos de  Ilhéus com as cidade onde se situa, levando em consideração a influência do movimento de mercadorias que os conectam com o mundo Atlântico. Com o objetivo de melhor apreender a história portuária da Cidade de Ilhéus utilizar-se-á o modelo de Brian Hoyle (1997/98)* para tentar compreender os processos de inter-relações portos-cidades no Estado da Bahia entre 1914 e 1977.
Palavras-Chave: História – Ilhéus – Atlântico - Porto - Cidade

* Referência:  HOYLE, B. S. ( 1997/98): Cities and Ports: concepts and issues, Vergueta, Las Palmas, nº 3, pp. 263-278.


CICLO DE DEBATES: NEGRAS HISTÓRIAS NO SUL DA BAHIA.

A proposta aqui apresentada é oriunda dos debates que vem ocorrendo desde 2005 entre os integrantes do Grupo de Estudos do Atlântico e da Diáspora Africana (GPEADA), e pretende articular professores e estudantes de Pós-Graduação egressos da UESC, com 325 discentes de História das modalidades regular e do Plano Nacional de Formação de Professores (PARFOR), para discutir a revisão historiográfica sobre a presença negra na referida região.
O Ciclo de debates está proposto no formato de Mesas Coordenadas a aglutinar dois ou mais pesquisadores. Entende-se que esta opção dialoga melhor com os diferentes currículos e agendas das modalidades de graduação em História, e favorece a presença dos diferentes pesquisadores a ministrarem as palestras na Universidade Estadual de Santa Cruz. Esta atividade de extensão foi selecionada como Projeto de Ensino/PRODOCÊNCIA, e aprovado pela Portaria da Reitoria da UESC Nº 1863 de 15 de dezembro de 2011.

 APORTES PARA IMPLEMENTAÇÃO DAS LEIS 10.639/03 e 11.645/08.

O projeto tem por objetivo a criação de canais de interlocução entre comunidades indígenas e afro-brasileiras, a produção acadêmica da UESC e as Escolas de Educação Básica. Para esse fim, se propôs a instrumentalizar os discentes do curso de História da UESC com aparatos teóricos conceituais, que lhes permitam qualificar seus discursos e práticas sociais, através da realização de oficinas e atividades conjuntas entre algumas comunidades escolares, afro-brasileiras e indígenas da área de abrangência da UESC. A partir das ações do projeto pretende-se contribuir preservação e consolidação o diálogo, adequação da linguagem e os conhecimentos produzidos na academia para o âmbito escolar e das comunidades envolvidas no projeto.